Home\Imprensa\Notícias\DEPUTADO WALACE PEDE PROTEÇÃO A CAVERNA DO JABUTI EM CURVELÂNDIA

DEPUTADO WALACE PEDE PROTEÇÃO A CAVERNA DO JABUTI EM CURVELÂNDIA

Sexta-feira, 06 de Março de 2009 - 16:22:03

O primeiro passo para usufruir dos beneficios proporcionados pelo meio ambiente é saber utilizá-lo de maneira correta. Ciente disso, e em atendimento a uma solicitação da Prefeitura de Cuverlândia, o deputado Walace Guimarães (DEM) enviou uma indicação ao secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luís Henrique Daldegan, tratando da necessidade de se fazer plano de manejo espeleológico da Caverna Jabuti, naquela localidade.

A proposta abrange também o plano de manejo da unidade de conservação no município. De acordo com o Decreto nº 99.556, de 1º de outubro de 1990, o Plano de Manejo Espeleológico/Plano de Manejo da Unidade de Conservação, dispõe sobre a proteção das cavidades naturais subterrâneas existentes no Território Nacional.

Resumidamente, a lei diz que somente após algumas fases de estudo os técnicos podem emitir parecer sobre a possibilidade de licenciamento ambiental para uso turístico- destas localidades. Em relação às implicações do decreto mencionado, Walace explica que Cuverlândia tem tudo para ser um dos pontos turísticos mais rentáveis de Mato Grosso, pois conta com inúmeras riquezas naturais.

Entretanto, ele acrescentou que o lugar precisa ser tratado de maneira especial e que requer urgência nos planos de manejo sustentáveis e investimentos estruturais. “Por isso, precisamos garantir a proteção do bem, que poderá fornecer a maior fonte de renda para o município”, disse o parlamentar, se referindo a Caverna do Jabuti.

Segundo informações do prefeito Lair Ferreira, do secretário de turismo Elias Santos e da gerente de turismo Fabiana Bezerra – os reivindicantes– há cerca de sete anos que o setor de turismo e meio ambiente do município vem buscando criar a Unidade de Conservação Monumento Natural da Caverna do Jabuti – uma espécie de parceria público/privada.

Referente a este projeto de parceria, o proprietário da fazenda onde está localizada a caverna, que desde a descoberta oficial e respectiva comprovação de que se tratava da maior cavidade subterrânea de Mato Grosso com 3.860,51 m de desenvolvimento, sempre foi parceiro da prefeitura, acreditando na responsabilidade sócioambiental dos gestores do Projeto Caverna do Jabuti.

A Caverna do Jabuti fica há 10 quilômetros de distância de Cuverlândia. Descoberta em 1975 é considerada pelos que já a visitaram um dos lugares mais belos do Estado.

Palavras chavesNotícias.