Home\Imprensa\Notícias\Prefeitura realiza palestra sobre papel dos pais na defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Prefeitura realiza palestra sobre papel dos pais na defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Terça-feira, 15 de Maio de 2018 - 09:35:26

Ontem (14), na quadra de esporte da Escola Municipal Carlos Masson Neto, lideranças, autoridades do município de Curvelândia e os pais se reuniram para palestra com a juíza de direito, Edna Ederli Coutinho e o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr. Saulo Pires de Andrade Martins da comarca de Mirassol D’ Oeste. Palestra com o tema, “O papel dos pais e da sociedade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes”. Dentro do tema tópicos como, Violência Psicológica, Violência física, Negligência, Abandono, Abuso Sexual e exploração Sexual foram abordados.

O Dr. Saulo Pires enfatiza que “toda criança e adolescente tem seus direitos garantidos por lei, conhecido como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ”. Mas afirma que o principal responsável são os pais, “os pais têm papel primário na educação, proteção e observação do comportamento da criança e do adolescente, criança tem que ser criança, criança não namora, criança precisa de atenção para não se sentir abandonada, os pais devem ter controle das atividades dos seus filhos, saber com quem anda, quem são seus amigos, o que ele acessa nas redes sociais”. “E na maioria das vezes o abusador é um amigo próximo ou até mesmo da própria família, ou seja, pai, padrasto, tios e em alguns casos até mesmo a mãe sendo uma convivente e não denuncia por algum motivo, os pais devem ser espelho para os filhos”, e ressalta, a Constituição Brasileira no Art. 227, que também assegura a proteção integral à criança e ao adolescente. 

Art. 277. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

18 de maio, “Faça Bonito”, Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração SEXUAL contra Crianças e Adolescentes. Esquecer é permitir, lembrar é combater. Campanha regional, “Não se Esconda”, denuncie disque 100.

N° de imagens: 30


Autor: Prefeitura Municipal de Curvelândia
Visualizações: 179
Palavras chavesgaleria de fotos.
Veja Também
Esta página teve 600659 visitas desde 03/11/2012 - 21:08:12 hs.