Home\Imprensa\Notícias\TURISMO: 11ªFesta do Queijo

TURISMO: 11ªFesta do Queijo

Segunda-feira, 02 de Maio de 2016 - 08:05:06

Indústria de Laticínios e Prefeitura Municipal produziram o Maior Queijo Minas Frescal do Mundo que pesou 1.830 kg, na tradicional Festa do Queijo realizada na cidade de Curvelândia, a produção foi coordenada pelo diretor industrial do Laticínios Rovigo senhor Antonio Bornelli Filho, elaborada pelo queijeiro José Edinaldo e sua equipe contando com o apoio do mestre queijeiro José Costa da empresa Fermentech do Estado de Rondônia.
Na primeira edição do evento, 60 quilos de queijo foram produzidos artesanalmente. No ano seguinte, a produção passou a ser feita em uma fábrica e o queijo chegou a 90 quilos. Na última edição da festa, que aconteceu em maio de 2012, um queijo de 1.507 quilos foi fabricado.
Cerca de 40 pessoas trabalharam na produção do queijo durante cinco horas, tendo em vista que a massa é fabricada em tanques mecânicos com capacidade para cinco mil litros cada, mas a colocação na forma é feita manualmente. Depois desse processo, o queijo foi levado para um caminhão de refrigeração a 2°C para ser conservado para a distribuição. A previsão inicial do evento era produzir um queijo de 1.600 quilos. Porém, a expectativa foi ultrapassada ao longo da produção. Já o tamanho do queijo chegou a 1,80 metros de diâmetro por 83 centímetros de altura.