Home\Imprensa\Notícias\AGRICULTURA: Cadeia produtiva do Cacau

AGRICULTURA: Cadeia produtiva do Cacau

Segunda-feira, 18 de Abril de 2016 - 11:18:57

Desenvolver economica-mente o município de Curvelân-dia através da cultura do cacau, associa-do a produção de leite já existente na região foi tema de reunião realizada na manhã desta terça-feira (12/01), na Superinten-dência Federal da Agricultura do Esta-do de Mato Grosso (SFA-MT) com a partici-pação de pequenos produtores rurais, prefeito Eli da Farmácia, representante do CEPLAC, superintendente do MAPA, José Assis Guareski e deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT).
Na reunião foi discutida a importância e a necessidade de incentivar a atividade e plantio do cacau, a fim de assegurar a diversificação e melhoria na renda dos produtores. Conforme o deputado federal, a proposta é alavancar e organizar a cadeia produtiva do cacau para que seja explorada pelos agriculto-res familiares do município de forma sustentável. Segundo ele, o benefício será efetivo.
O pequeno produtor rural Nelson Maracujá enfatizou a viabilidade do cultivo do cacau pelos pequenos produtores de Curvelândia e agregação de valor. "São inúmeras as pequenas propriedades aptas ao cultivo, muitas famílias saem de Curvelandia para trabalhar nos municípios vizinhos, a proposta é asse-gurar na localidade emprego e renda por meio da atividade cacaueira".

Ficou agendado para o mês de fevereiro a realização de uma nova reunião para prossegui-mento e andamento da proposta com representantes da secreta-ria de estado de Agricultura Familiar, Empaer e órgãos vinculados.