Home\Imprensa\Notícias\8ª Festa do Queijo: Curvelândia produz o maior queijo minas frescal do mundo

8ª Festa do Queijo: Curvelândia produz o maior queijo minas frescal do mundo

Segunda-feira, 17 de Maio de 2010 - 16:22:04

Em Curvelândia, município que dista a 311 km da capital Cuiabá, localizado a sudoeste do Estado de Mato Grosso, e conta com mais de 600 pequenas propriedades rurais, tendo como atividade principal a agricultura familiar e pecuária de leite, foi produzido neste ano o maior queijo minas frescal do mundo pesando 990 kg, superando o seu próprio Record do ano passado que pesou 750 kg. A Festa do queijo nasceu de um protesto de produtores rurais que despejaram na rodovia federal BR 174 mais de 4.000 litros de leite, devido ao baixo preço pago pelo mesmo, neste mesmo protesto nasceu à idéia de fabricar um queijo minas artesanal gigante para ser distribuído a população, este fato ocorreu em 2003, e o primeiro queijo pesou 80 kg.

Em 2006 para garantir a segurança alimentar da população, através de convite da Prefeitura Municipal e comissão organizadora da festa, o Laticínios Rovigo sediado no município a mais de 12 anos, através do seu Diretor Industrial Antonio Bornelli Filho, passou a produzir junto com seus colaboradores e artesãos do município o maior queijo minas frescal do mundo, superando ano a ano seu próprio Record, pesando 260 kg em 2007; 690 kg 2008; 750 kg 2010 e 900 kg em 2010, transformando Curvelândia na CAPITAL MUNDIAL DO QUEIJO minas frescal gigante.

Para produção deste queijo gigante em 2010 foram usados 8.000 mil litros de leite pasteurizado, fermentos e coalho, o queijo foi levado a praça PUBLICA as 17:00 horas e retirado a forma ficando exposto por 30 minutos para a imprensa e apreciação da população.

De acordo com o secretário de turismo Elias dos Santos e a gerente de turismo Fabiana Bezerra, coordenadores do evento, mais de 5.000 pedaços foram distribuídos para a população presente, em 50 minutos o queijo todo foi distribuído. Prestigiaram o evento os deputados estaduais, Sergio Ricardo, Antonio Azambuja, Walace Guimarães, Airton Português, Antonio Brito, e deputados federais Pedro Henry, Valtenir Pereira.

Os secretários de estado Vanice Marques da SEDTUR e Jilson Fransico da SEDER parceiros do evento, estiveram visitando o evento. Para comprovar o peso do queijo estiveram presentes membros do Rank Brasil, que auferiram o peso do queijo entregando para o prefeito municipal Lair Ferreira o Troféu do Maior Queijo Minas Frescal do Mundo. “A festa do queijo é uma festa do povo matogrossense, haja vista que foi inserida no calendário estadual de eventos”, frisou o prefeito Lair Ferreira.

Aconteceram shows das bandas savana e chama, show regional de Pedro Henrique e Fernando e Show nacional de João Neto e Frederico. De acordo com a policia militar mais de 40.000 mil pessoas visitaram Curvelândia nos quatro dias de evento, não havendo nenhuma ocorrência registrada, a festividade aconteceu em perfeita harmonia.

Segundo o vice-prefeito Gabriel Frades, a programação cultural da festa do queijo agradou a todos, no domingo aconteceram a cavalgada, motoart e acrobacias, final da copa do queijo e o concurso gastronômico do queijo. Os coordenadores do evento Elias dos Santos e Fabiana Bezerra agradeceram a todos os colaboradores, visto que a realização desta grandiosa festa aconteceu com sucesso devido as parcerias com as secretarias de estado (SEDER e SEDTUR), Governo Federal através do Ministério do Turismo, empresas patrocinadoras, apoio de parlamentares federais e estaduais e principalmente do Laticínios Rovigo, na pessoa do senhor Antonio Bornelli, responsável pela confecção do queijo gigante de 990 kg.

Autor: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Palavras chavesNotícias.